No fundo de sua caverna gelada, o sábio e poderoso Yeti ouviu pessoas perguntando: "Para onde foi Zepto?" Quando o Foundation 4 estava sendo concebido, mudamos para o Zepto (com uma opção jQuery) por seu tamanho de arquivo menor e tempo de carregamento mais rápido.
Mas, com o tempo, descobrimos que um tamanho de arquivo mais leve não se traduzia em melhor desempenho geral. Claro, o download do Zepto foi rápido. Mas depois de carregado, não era tão rápido quanto o jQuery. Não ajudou que muitos plug-ins de terceiros exigissem jQuery, não Zepto - na verdade, descobrimos que alguns JavaScripts de terceiros entraram em conflito total com o Zepto.
Manter diferentes bases de código também não foi fácil para nós. Por exemplo, o Zepto carece de uma função de cálculo de altura adequada, dificultando certos cálculos de grade.
Para resolver tudo isso, a resposta foi clara como o céu da primavera do Himalaia: o Foundation 5 usa jQuery 2. Além de melhor velocidade e aceitação da indústria, o jQuery 2 se beneficia de melhor documentação e suporte também. jQuery é compatível com API.
Mas presumimos que o Zepto seria mais rápido do que o jQuery. Não queríamos fazer a mesma suposição duas vezes, então testamos Zepto vs. jQuery 2. O resultado: jQuery 2 tem mais operações por segundo. Isso dá ao Foundation 5 um desempenho melhor, o que se traduz em uma melhor experiência para todos os usuários.
No final, queremos ajudar as pessoas a projetar ótimos produtos com mais rapidez - e, desta vez, isso significa dar à própria estrutura de front-end mais responsiva do mundo um aumento de velocidade.